• Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube

© 2017 by Thiago Matheus, Brasília. Proudly created with Wix.com

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
Blog Vinhos do Dia
Blog Vinhos do Dia
Blog Vinhos do Dia

Posts Recentes

March 29, 2018

Umas das brincadeiras mais divertidas no mundo do vinho é a história de degustação às cegas. É algo simples e que dá para fazer até em casa, basta ter a ajuda de um voluntário para lhe servir os vinhos.

E então, essa foto foi de uma brincadeira assim que fiz no último domingo. Escolhi dois

vinhos da região de Bordeaux, na França. Um teoricamente mais simples, na faixa de 70 pilas (Château Palene 2015, um Bordeaux genérico) e o segundo vinho com mais complexidade e que custou o dobro do preço (Château Roylland 2010, um Grand Cru de Saint Emilion). O objetivo era verificar se haveria grandes diferença...

March 22, 2018

É comum todos os livros ou cursos de vinho terem uma parte dedicadas às regras de harmonização entre comida e vinho. A mais famosa é aquela que diz: Carne vermelha deve ser acompanhada por vinho tinto e peixe por vinho branco.

Mas e se estiver rolando um churrasquinho na beira da piscina, naquele calor de rachar, eu não posso beber um espumante ou um rosé? Ou se você está na casa de um amigo e ele serve um salmão defumado acompanhado de vinho tinto, você vai se negar a beber o vinho?

Pois é, por razões como essas eu nunca encarei essas orientações como regras rígidas, apenas como parâmetros de boa...

March 15, 2018

Hoje vou começar a falar das bodegas que mais gostei em minha visita à Mendoza. Mesmo na viagem tendo visitado 14 vinícolas, algumas foram bem marcantes pela ótima experiência que elas proporcionaram. Seja pelos vinhos, pelo atendimento ou pela estrutura. E uma das que mais me impressionou foi a Pulenta Estate.

No ano de 2002, os filhos do vinicultor Antonio Pulenta e descendentes de imigrantes italianos, Eduardo e Hugo Pulenta, deram vida a Pulenta Estate. Desde então a bodega tem sido premiada pela qualidade de seus vinhos. Eu sempre gosto de destacar que os bons produtores se diferenciam dos dem...

March 8, 2018

Fui convidado pela importadora Mistral para conhecer os vinhos de um produtor português da região do Alentejo, o Herdade dos Coelheiros. Antes das degustações, quando não conheço a vinícola, gosto sempre realizar uma breve pesquisa sobre a vinícola para ter uma ideia sobre os vinhos que serão apresentados. Ao fazer isso, fiquei bem curioso, pois descobri que nos vinhos da Herdade dos Coelheiros, além das variedades típicas da região, são utilizadas cepas pouco convencionais em Portugal como Petit Verdot, Chardonnay, Merlot e Cabernet Sauvignon.

​A apresentação do vinhos foi feita pelo enólo...

Please reload

Blog Vinhos do Dia

Quem sou eu?

Nerd à moda antiga e pai coruja de dois filhos lindos, após me apaixonar pelo Mundo dos Vinhos, coloquei em minha cabeça dura que iria ajudar a desmistificar a bebida mostrando que

sim, o vinho pode ser para todos. A partir daí, passei a colaborar com blogs de vinho escrevendo sobre o tema e criei no instagram o perfil @VinhosdoDia onde compartilho minhas ideias e experiências enológicas do dia-a-dia. 

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube

Minhas Redes Sociais

Posts em destaque

Please reload