top of page

O que eu "preciso" para apreciar um bom vinho?

Será que para apreciar um bom vinho tenho antes que fazer um curso ou ler vários livros? Preciso ser capaz de identificar a uva, a região onde o vinho foi produzido e até sua safra? Pois é, essas são algumas das perguntas que mais fazem para mim. E minha resposta é bem simples: não.


Sempre digo que a única coisa fundamental ao se experimentar um vinho é você saber dizer se gostou ou não dele. Todas as outras análises são super bacanas, mas são dispensáveis. Aqueles que querem começar a tomar um vinhozinho para acompanhar a refeição ou apenas dar uma relaxada, a princípio devem se preocupar apenas em aprender a identificar as características e estilo que mais lhe agradam na bebida.


Quem já acompanha o Instagram ou Facebook do @VinhosdoDia, sabe que tento desmistificar o vinho como bebida cheia de frescuras e feita apenas para ocasiões especiais. Acredito na ideia de resgatar o que o vinho foi lá em sua origem. Quando surgiu por volta de 5.000 anos atrás (ninguém sabe ao certo o momento exato) ele era parte do cotidiano das pessoas, apenas um produto derivado do suco da uva. Era somente mais um componente da dieta alimentar do povo. Sim, do povo mesmo. Não eram só as classes mais abastadas que apreciavam a bebida. Era possível encontrar na mesa de todos, até porque nessa época a qualidade da água não era tão boa, e, por isso, muitas vezes era mais seguro para a saúde beber vinho (em tempos de racionamento de água deveríamos adotar essa prática novamente, hehehe). Só com o tempo que foi acontecendo uma elitização da bebida.



Para combater isso, vamos combinar o seguinte? Marcamos um encontro aqui toda semana, onde poderemos debater temas do mundo do vinho, mas sempre reafirmando o mantra: desmistificar para popularizar. Minha intenção é que esse seja um lugar onde quem está começando possa receber dicas e tirar dúvidas, e aqueles que já têm uma certa experiência obtenham informações relevantes para se aprofundar no assunto. Sempre através de uma linguagem fácil e descontraída (pelo menos minha esposa me acha divertido, rs).


Fiquem à vontade para participar com comentários, sugestões e críticas. Esse espaço não é só meu, é seu também. E juntos, tenho certeza que vamos ter ótimos momentos falando sobre vinhos (e bebendo também porque ninguém é de ferro, né!?).




  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
POSTS RECENTES
CATEGORIAS
TAGS
ARQUIVO
bottom of page