top of page

É saudável beber vinho todo dia?

Já disse aqui em outra oportunidade que tenho o hábito de tomar uma tacinha de vinho durante as refeições (menos quando vou dirigir, né!?). Acontece que muitas pessoas estranham isso e chegam a me perguntar se esse hábito é saudável. Será que é?


Eu já conversei com minha nutricionista e meu cardiologista sobre esse assunto e eles são unânimes em dizer que para acompanhar a refeição é melhor beber uma taça de vinho que um copo de cerveja ou que refrigerantes e sucos artificiais. Mas eu sou uma pessoa curiosa e acho interessante também saber o que as pesquisas científicas dizem sobre o assunto, então fui pesquisar.


Nas últimas décadas, inúmeras pesquisas foram feitas para descobrir como os alimentos e bebidas podem influenciar em nossa saúde. Às vezes é até divertido acompanhar os resultados dessas pesquisas, pois é frequente as opiniões mudarem tão drasticamente quanto: Ovo faz mal / Coma quantos ovos quiser, ou, Não coma manteiga / A manteiga está liberada.


No entanto duas constatações diversas pesquisas já afirmaram e não restam muitas dúvidas sobre elas:

  • O consumo moderado de vinho é benéfico à saúde.

  • Álcool em excesso é extremamente prejudicial à saúde.

Ou seja, o segredo é ter equilíbrio. Como minha mãe sempre diz “A diferença entre o remédio e o veneno é a dose”.


Podemos usar como parâmetro uma pesquisa realizada pelo National Institute of Alcohol Abuse and Alcoholism dos Estados Unidos que determina: o consumo máximo de vinho que ainda traz benefícios para a saúde é de duas taças (150 ml) por dia para homens e uma taça para mulheres. Pela mesma pesquisa, semanalmente o limite para homens seria de 14 taças, aproximadamente 3 garrafas, e para mulheres 7 taças, o que daria 1,5 garrafas. É interessante notar como essas quantidades coincidem com hábitos tão comuns na cultura de vários países de sempre ter uma taça de vinho para acompanhar as refeições.


E quais são os principais benefícios para quem bebe vinho moderadamente?


O vinho é uma das bebidas alcoólicas mais antigas e é possível encontrar em diversos documentos históricos a prescrição do seu consumo para uso medicinal. Atualmente com técnicas mais avançadas, os especialistas apontam como principal benefício para o consumo de vinho a produção do bom colesterol e prevenção de doenças do coração. As pesquisas afirmam que isso seria possível devido a existência do reverastrol em concentrações relativamente elevadas nos vinhos tintos. O reverastrol faz parte de um conjunto de compostos chamados de fitoalexinas, e é produzido pela uva para proteger-se de fungos ou radiação ultravioleta. Ele é capaz de aumentar em nosso organismo a concentração de HDL, o bom colesterol.


O Professor Takuo Hashizume – Diretor do Instituto de Tecnologia de Alimentos do Brasil – destaca que, além do reverastrol, das pouco mais de 20 vitaminas conhecidas, o vinho tem 10 delas. O professor cita uma interessante pesquisa realizada durante a II Guerra Mundial em que foi constatado que a saúde pública nas regiões vinícolas era melhor que nas regiões que não consumiam vinho. A suposição feita foi que certas carências vitamínicas teriam sido evitadas graças ao consumo do vinho.


Até aqui tudo parece muito bom, né? Mas apresentados todos esses benefícios do vinho sobre a saúde, algumas pessoas ainda podem perguntar: Será que o responsável por esses benefícios seria o vinho ou a uva? Não se pode tomar apenas o suco de uva e se beneficiar de suas qualidades? Em seu portal, a UVIBRA (União Brasileira de Vitivinicultura) apresenta alguns estudos que mostram que o suco de uva integral pode trazer à saúde alguns dos mesmos benefícios do vinho.

Mas aí eu que pergunto para vocês:


Por que vou beber suco de uva se tomar um vinhozinho é muito mais divertido?

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
POSTS RECENTES
CATEGORIAS
TAGS
ARQUIVO
bottom of page