top of page

Um jantar harmonizado com vinhos de Jean-Jacques Dubourdieu


No último 14/06 a GB Vinhos, em parceria com a importadora Porto a Porto, trouxe Jean-Jacques Dubourdieu ao seu Wine Garden para conduzir um jantar harmonizado com vinhos desse produtor. Para quem não reconhece o sobrenome, Jean-Jacques é filho de Denis Dubourdieu que foi considerado como um dos mais importantes especialistas em vinhos brancos do mundo. Professor de Enologia na Universidade de Bordeaux, Denis Dubourdieu estava à frente de 5 Chateaux na França (além de prestar consultoria para outras dezenas) que foram passados para os seus filhos, Jean-Jacques Dubordieu e Fabrice Dubordieu após a sua morte.



Para mim, a parte mais prazerosa nessas experiências é o troca de experiências que você pode ter com os produtores (na verdade elas geralmente estão mais para aulas particulares) e o um papo que tive com Jean-Jacques foi muito interessante. Ele se mostrou um apaixonado pelo trabalho e nos apresentou um pouco sobre sua visão a respeito do mundo do vinho. Um dos pontos que ele ressaltou foi sua preocupação em produzir vinhos com a mais alta qualidade mas que não tenham preços proibitivos para os consumidores. Além disso, nossa conversa sobre as possíveis harmonizações com Sauternes foi muito bacana também. Ele deu uma dica de harmonização que eu nunca tinha pensado a respeito, Sauternes com tapas espanhóis (como jamon serrano por ex). Quando tiver oportunidade, com certeza vou experimentar.



Em relação ao menu da noite, ele foi dividido em quatro etapas. A entrada foi uma salada niçoise que foi acompanhada pelo belíssimo vinho Chateau Reynon Sauvignon Blanc. Um vinho aromático e refrescante como todo SB deve ser mas que não se torna enjoativo após a segunda taça como às vezes acontece com essa uva. Em seguida, como primeiro prato, tivemos a pizza parma com parmesão e rúcula que foi harmonizado com o vinho Le Clos Reynon, um varietal de Merlot com bastante fruta vermelha e bom frescor. O segundo prato foi um filet café de Paris com batatas ao murro, sendo Chateau Haura o vinho da ocasião. E para fechar o jantar, de sobremesa tivemos uma torta de limão com creme de doce de leite com o belo acompanhamento do vinho Cantegril Sauternes (disparado o meu preferido da noite). Casca de laranja, pêssego em calda, mel (e tudo isso com um frescor incrível!).

Agradeço ao GB Vinhos e à importadora Porto a Porto pelo convite.


  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
POSTS RECENTES
CATEGORIAS
TAGS
ARQUIVO
bottom of page