top of page

Tavora-Varosa e seus belíssimos espumantes

Para aquelas pessoas que amam espumantes mas querem dar uma variada, deixo a dica de uma pequena DOC de Portugal (na verdade a menor de todas) chamada Tavora-Varosa. Nessa região espremida entre o Douro e o Dão, os invernos são frios e úmidos, enquanto os verões são quentes e secos. As vinhas ficam a uma altitude média de 550 m acima do nível do mar, sobre solo de granito e xisto, tornando-se muito mais difícil o amadurecimento das uvas do que nas regiões vizinhas, Douro e Dão. Porém, graças às temperaturas noturnas frias, a acidez e as características aromáticas de suas uvas são muito bem preservadas. Ou seja, tudo perfeito para produção de espumantes de qualidade.

Posso dizer para vocês que as melhores borbulhas portuguesas que já experimentei são de Tavora-Varosa. Os da Bairrada são muito bons também (principalmente da Filipa Pato e de seu pai, Luis Pato), mas os exemplares de Távora-Varosa são bem mais elegantes.

Então, guardem essa dica valiosa para a próxima vez que quiserem experimentar algo diferente lá da terrinha. Ps: Obrigado, Bianca Dumas (@vinhobonzão) por me apresentar essas maravilhas.

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
POSTS RECENTES
CATEGORIAS
TAGS
ARQUIVO
bottom of page