top of page

As serigaitas, garinas e moçoilas de Luís Duarte

Já falei por aqui o quanto sou fã da vinícola portuguesa Herdade do Esporão e tenho uma relação de amor sincero com o Esporão Private Selection tinto. Então, imaginem a minha felicidade quando fui convidado para um almoço em que conheceria os novos vinhos do enólogo português Luís Duarte.


Duarte foi simplesmente um dos enólogos contratados para iniciar no Alentejo o projeto da Herdade do Esporão, tendo sido durante vários anos o responsável pela linha Private Selection (até 2004). Além disso já foi escolhido 3 vezes como melhor enólogo de Portugal, em 1997, 2007 e 2014 e seus projetos próprios - Rapariga da Quinta e Herdade dos Grous – são de grande sucesso.

A admiração que tinha pelo enólogo se transformou em uma admiração pela pessoa, Luís Duarte. Fiquei fã de sua simplicidade no tratamento com todos e a atenção ao tentar responder as perguntas que fazíamos sobre os vinhos. Mas quais eram esses vinhos, Thiago?


Então, os vinhos degustados são parte de um novo projeto de Luís Duarte em que ele homenageia as mulheres portuguesas. São vinhos produzidos em três das regiões mais importantes da terrinha: Douro, Alentejo e Vinho Verde. O nome dos vinhos tem uma estória interessante, eles foram baseados em sinônimos para as palavras mulher ou moça (mesma ideia do famoso Rapariga da Quinta). São o Serigaita, Garina e Moçoila.



O “Serigaita” é um vinho branco da região de Vinho Verde que apresenta um excelente frescor em boca e aromas cítricos com um leve toque de frutas brancas (foi o meu preferido). O vinho feito no Douro se chama “Garina” e é um típico duriense com boa estrutura, taninos bem presentes e notas de frutas negras. Já no Alentejo foi produzido o vinho “Moçoila”, neste se destacam os aromas de frutas negras e vermelhas maduras e um bom corpo (esse com certeza agradaria gregos e troianos).



Se você ficou curioso sobre os vinhos, todos estão à venda na @atacadistasuperadega. E já posso dizer que pela qualidade dos vinhos, esse será mais um projeto de sucesso do grande Luís Duarte.

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
POSTS RECENTES
CATEGORIAS
TAGS
ARQUIVO
bottom of page