• Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube

© 2017 by Thiago Matheus, Brasília. Proudly created with Wix.com

BLOG

August 3, 2019

Já falei por aqui o quanto sou fã da vinícola portuguesa Herdade do Esporão e tenho uma relação de amor sincero com o Esporão Private Selection tinto. Então, imaginem a minha felicidade quando fui convidado para um almoço em que conheceria os novos vinhos do enólogo português Luís Duarte.
 

Duarte foi simplesmente um dos enólogos contratados para iniciar no Alentejo o projeto da Herdade do Esporão, tendo sido durante vários anos o responsável pela linha Private Selection (até 2004). Além disso já foi escolhido 3 vezes como melhor enólogo de Portugal, em 1997, 2007 e 2014 e seus projetos próprios - Rapariga da Quinta e Herdade dos Grous – são de grande sucesso.

A admiração que tinha pelo enólogo se transformou em uma admiração pela pessoa, Luís Duarte. Fiquei fã de sua simplicidade no tratamento com todos e a atenção ao tentar responder as perguntas que fazíamos sobre os vinhos. Mas quais eram esses vinhos, Thiago?

Então, os vinhos degustados são parte de um novo projeto de Luís Duarte em...

July 13, 2019

Para aquelas pessoas que amam espumantes mas querem dar uma variada, deixo a dica de uma pequena DOC de Portugal (na verdade a menor de todas) chamada Tavora-Varosa.

Nessa região espremida entre o Douro e o Dão, os invernos são frios e úmidos, enquanto os verões são quentes e secos. As vinhas ficam a uma altitude média de 550 m acima do nível do mar, sobre solo de granito e xisto, tornando-se muito mais difícil o amadurecimento das uvas do que nas regiões vizinhas, Douro e Dão. Porém, graças às temperaturas noturnas frias, a acidez e as características aromáticas de suas uvas são muito bem preservadas. Ou seja, tudo perfeito para produção de espumantes de qualidade.


Posso dizer para vocês que as melhores borbulhas portuguesas que já experimentei são de Tavora-Varosa. Os da Bairrada são muito bons também (principalmente da Filipa Pato e de seu pai, Luis Pato), mas os exemplares de Távora-Varosa são bem mais elegantes.
 

Então, guardem essa dica valiosa para a próxima vez que quiser...

June 25, 2019

No último 14/06 a GB Vinhos, em parceria com a importadora Porto a Porto, trouxe Jean-Jacques Dubourdieu ao seu Wine Garden para conduzir um jantar harmonizado com vinhos desse produtor. Para quem não reconhece o sobrenome, Jean-Jacques é filho de Denis Dubourdieu que foi considerado como um dos mais importantes especialistas em vinhos brancos do mundo. Professor de Enologia na Universidade de Bordeaux, Denis Dubourdieu estava à frente de 5 Chateaux na França (além de prestar consultoria para outras dezenas) que foram passados para os seus filhos, Jean-Jacques Dubordieu e Fabrice Dubordieu após a sua morte.

Para mim, a parte mais prazerosa nessas experiências é o troca de experiências que você pode ter com os produtores (na verdade elas geralmente estão mais para aulas particulares) e o um papo que tive com Jean-Jacques foi muito interessante. Ele se mostrou um apaixonado pelo trabalho e nos apresentou um pouco sobre sua visão a respeito do mundo do vinho. Um dos pontos q...

May 3, 2019

Pessoal, quem é de Brasília já pode marcar o dia 07 de junho na agenda. Será quando acontecerá um dos mais aguardados eventos de vinho da cidade, o Decanter Wine Day. Sempre gosto falar para as pessoas que foi na primeira edição desse evento, sete anos atrás, que experimentei meus primeiros Barolo e Brunello di Montalcino. Então é um evento super importante para minha história no mundo dos vinhos.

Esse ano ele será realizado no dia 07 de junho e, como nas últimas edições, acontecerá no Quality Hotel em frente ao Park Shopping (o bom é que o hotel conta com garagem subterrânea para os participantes do evento). Nessa edição o número de rótulos a serem degustados aumentou. Serão mais de 150, originários de 18 países distintos. É bom correr porque o primeiro lote dos ingressos vai estar à venda somente até o dia 17 de maio, tanto na loja Decanter da 103 Sul como no site Sympla. Até essa data o valor será R$170,00, depois passará para R$210,00.


De...

April 8, 2019

Algumas pessoas com passar do tempo (e das garrafas) perdem o encanto pelo vinhos do Novo Mundo, em particular os sulamericanos. Eu até entendo. Em geral eles são mais “simples” e feitos exatamente para serem fáceis e populares, portanto se tornam um pouco padronizados.
 


Também concordo com alguns críticos que batem na tecla da Parkerização de uma parte dos produtores dessas regiões (com uso excessivo de barricas e algumas vezes de uvas sobremaduras). Porém, eu acredito que também tem muita coisa boa vinda de lá, como por exemplo esses dois clássicos que estão comigo na foto. Tanto a linha Terrunyo da Concha y Toro quanto o Dayman da Bodega H. Stagnari são vinhos muito bem feitos.
 


Agora mais do que os clássicos Malbecs, Cabs e Tannats, o que realmente vem me deixando empolgado sobre os vinhos sulamericanos são aqueles produzidos com uvas que estão sendo redescobertas por lá. São diversos exemplos como Cinsault, País e Carignan no Chile; Cabernet Franc, Bonarda e Syrah...

Please reload